04 formas de motivar a sua equipe sem custo
04 formas de motivar a sua equipe sem custo
Posted by

04 formas de motivar a sua equipe sem custo

Como é que está a motivação da sua equipe, do seu time? Não é fácil motivar os colaboradores, principalmente porque cada um se motiva de uma forma.

A gente tem o péssimo hábito de achar que as pessoas se motivam somente com dinheiro, mas, além de nem todo mundo se motivar com dinheiro – apesar de também ser muito legal – às vezes a empresa não tem como motivar todo mundo com dinheiro.

Então quero te apresentar quatro formas de você motivar o seu time sem gastar um centavo. Você vai precisar investir apenas o seu tempo e a sua boa vontade.

1. Conforto

A primeira forma de você motivar sua equipe é dando conforto a eles. O que seria conforto? Por exemplo, flexibilidade de horário, recompensa com um dia de folga pelo resultado de algum projeto que os colaboradores participaram.

Essa flexibilidade e conforto mostram que a sua empresa não é tão rígida, certinha e cheia de regras assim. A pessoa precisa se sentir bem nesse lugar, então o conforto é uma forma de você motivar a sua equipe.

2. Aprendizado

A segunda forma é você oferecer aprendizado. Muitas vezes a gente não tem como pagar cursos, pagar uma pós-graduação para a equipe. Mas você tem como promover algumas ações dentro da sua empresa que incentive o aprendizado, como, por exemplo, oferecer um rodízio entre os funcionários, em que um funcionário vai passar um tempo com outro para aprender o que ele faz. Você também pode promover palestras com alguns dos seus funcionários para que ensinem aos demais os seus conhecimentos.

Eu já participei de um projeto assim numa empresa e é muito legal! Assim os seus colaboradores sentem que ali estão sempre aprendendo alguma coisa nova, que um está ajudando o outro e você só precisa organizar isso.

3. Reconhecimento

A outra forma de você motivar seus colaboradores é por meio do reconhecimento. Você elogiar só com “tapinha nas costas” ou criticar severamente não é legal. O ideal é que cada realização e cada projeto concluído tenha reconhecimento e, principalmente, um feedback.

O colaborador na empresa precisa sentir que está crescendo, se desenvolvendo e que está indo para o caminho certo. Ele só saberá disso se você der um feedback. Às vezes o colaborador acha que estava indo super bem e toma um susto quando o gestor da empresa vem com um feedback ruim. O ideal é ter um feedback constante a cada projeto.

Não precisa ser nada muito formal, mas o colaborador precisa sentir que está em um lugar em que o que ele faz é reconhecido.

4. Autorrealização

A quarta forma de motivar os seus colaboradores é a autorrealização. Todo mundo procura autorrealização, todo mundo quer se sentir realizado e você pode ajudar o seu colaborador com isso. Como? Fazendo ele se sentir parte de um todo, parte de um projeto que resolve um problema, que muda a vida de pessoas.

E você também pode ajudá-lo a descobrir qual a missão de vida dele, se ele está no caminho certo e ajudá-lo a ir para esse caminho. Mesmo que de repente esse caminho não tenha a ver diretamente com a sua empresa, esta é uma parte desse caminho que ele está seguindo. Então sua empresa faz parte disso e é importante na missão desse colaborador.

Certamente o seu papel como gestor, ajudando o seu colaborador nesse momento, é muito importante. Ele vai se sentir muito bem e lembrará de você para o resto da vida.

Eu espero que essas quatro dicas de motivação para os seus colaboradores te ajudem. Perceba que não precisa ter dinheiro, mas sim querer fazer parte da vida do seu colaborador e mostrar que você se importa com ele. Isso é uma grande motivação!

Para mais conteúdos sobre gestão de negócios e empreendedorismo acesse http://www.youtube.com/universidadedoempreendedor

Comments

comments

0 Comentários desativados em 04 formas de motivar a sua equipe sem custo 550 28 dezembro, 2019 Liderança e Gestão de Pessoas dezembro 28, 2019
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador