Para ter sucesso, queime seus navios
Para ter sucesso, queime seus navios
Posted by

Para ter sucesso, queime seus navios

 

 

Você já ouviu falar na expressão queimar navios?

É uma história mais ou menos assim.

Era uma vez… um conquistador espanhol da época da colonização, o nome dele era Cortez.

Quando ele chegou na América do Sul, eles aportaram os navios, a galera

desembarcou e ele chegou pro pessoal e falou: o lance é o seguinte, quem for medroso pode

voltar.

E, como ninguém falou nada.. o que ele fez? Ele queimou por todos os navios.

Quando ele fez isso, todo mundo achou ele é um louco, afinal era a única forma de voltar para casa.

Mas quando ele fez isso, ele também tirou todas as possibilidades de desistir, ele fechou todas as portas abertas que poderiam fazer as pessoas mudarem de ideia e considerarem que, em qualquer situação que acontecesse a eles, poderiam cair fora.

Ao chegar em uma terra desconhecida, eles vão enfrentar doenças, medo, obstáculos, guerra. Há uma série de coisas negativas. É fácil desistir, né. Então, queimando os navios, essas pessoas, esses soldados, eles não teriam outra coisa a fazer, a não ser focar no objetivo e, com determinação seguir em frente, sempre em frente, por que não tem outra saída, não tem como voltar atrás.

Eles tinham que ganhar a guerra, tinham que conquistar o espaço, não tinham como voltar para casa, então essa foi uma decisão tomada e que a gente sabe o restante da história.

Deu certo mas o que isso tem a ver com o mundo dos negócios?

Muitas vezes a gente tem a nossa vida, os navios são coisas que a gente mantém pra se sentir segura.

Vou fazer tal coisa se não der certo eu eu volto pra trás.

Sabe aquela coisa do: eu quero sair de casa, morar sozinho, se não der certo, volto pra casa da minha mãe. Nem sempre isso é bom. Claro que eu não estou falando de coisas que você faz sem pensar, coisas planejadas, né?

Manter essa porta aberta ou coisas que te ajudam a não concluir objetivos, não é positivo. Isso a gente pode colocar tanto no meio dos negócios, quanto no meio pessoal.

Por exemplo, você que disse que nunca tem tempo pra nada. Ahh, eu não tenho tempo, não consigo fazer as coisas, não consegue estudar não consegue fazer um determinado hobby.  Presta atenção, quanto tempo você fica em frente à tv, talvez a tv seja um “navio” alguma coisa que roubou seu tempo.

Ah, mas eu não eu não consigo fazer exercícios. Você chega em casa deita no sofá. Será que o sofá é o navio que está te impedindo de se dedicar aos exercícios?

Ahh, não consigo parar de tomar refrigerante. Não compre refrigerante!

Uma historinha na minha casa mesmo. Sempre que alguém conta essa história de queimar navios eu falo que é sobre o meu escorredor de louça. Quando eu mudei de casa, eu joguei no lixo, porque quando eu estava na outra casa que eu lavava a louça e deixava lá e ficava louça ali no escorredor para sempre.

Afinal, secar a louça e guardar é um saco.

Só que a cozinha assim, não fica arrumada, com a louça ali no escorredor e hoje, quando eu lavo a louça, deixo em cima da pia,  ela não seca direito, ocupa a pia inteira, porque não tem como você amontoar e hoje, sempre a cozinha está arrumada.

Então, eu queimei o escorredor que é uma forma que encontrei de manter a cozinha arrumada, mas isso você pode incluir diversas coisas na sua vida e nos seus negócios.

O que hoje você tem na sua empresa que te impede de crescer? E o que hoje você tem que estar sempre ali, segurando  e pensando: estou precisando segurar essa solução aqui porque se nada der certo eu tenho ela pra me agarrar para voltar atrás.

Eu queria sabe qual história você tem que me contar sobre algum navio que você já queimou ou que você pretende queimar.  Conta  a história aí nos comentários.

 

Um abraço

Thais Almeida

CEO Universidade do Empreendedor, administradora e empresária desde 2002.

 

 

Comments

comments

0 Comentários desativados em Para ter sucesso, queime seus navios 148 04 março, 2016 Aprendendo a Empreender março 4, 2016

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador