Dicas para escolher um nome inesquecível para o seu negócio
Dicas para escolher um nome inesquecível para o seu negócio
Posted by

Dicas para escolher um nome inesquecível para o seu negócio

Quando você abriu a sua empresa, com certeza uma das coisas que mais te deixou em dúvida foi o nome. E eu tenho certeza que você deve ter ficado em dúvida, deve ter pensado em várias coisas.

Mas existem algumas regrinhas ou algumas dicas que eu posso dar para você que eu usei quando eu escolhi o nome da minha empresa. A minha empresa se chama Alon, que é uma palavra húngara, que significa sonho.

Quando eu fui escolher o nome da minha empresa, eu queria alguma coisa diferente, mas que tivesse a ver comigo. Escolhi uma palavra húngara porque, na minha ascendência, a minha bisavó era húngara. Quando eu fui procurar algumas palavras diferentes, eu procurei buscar algumas palavras relacionadas ao meu negócio e em outra língua.

Como o meu negócio é ajudar empreendedores a administrarem o próprio negócio, eu escolhi essa palavra porque ela significa sonho. Todo empreendedor tem o sonho de ver o seu negócio realizado, de ver o seu negócio ajudando pessoas.

Então eu vou te contar cinco dicas que você pode levar em consideração quando você for escolher o nome da sua empresa:

1. Escolha um nome diferente.

Dê uma pesquisada na concorrência, dê uma olhada em quais são os nomes dos seus concorrentes para você não escolher um nome igual, nem muito comum ou muito parecido com os da sua concorrência.

2. Escolha um nome que seja curto e claro

Fica meio complicado, por exemplo, você soletrar para todo mundo que precisar escrever um e-mail ou que não fique muito fácil das pessoas lembrarem. Não esqueça: o primeiro contato que o seu cliente tem com você é o nome da sua empresa.

3. O nome precisa ser registrável.

Ou seja, você precisa pesquisar no “INPI” e no “Registro BR” se você pode registrar esse nome e se você vai conseguir ter um site com esse nome. Por isso que é importante você fazer essa pesquisa antes.

Eu fiz essa pesquisa antes de definir pelo nome Alon. Eu havia escolhido outras palavras e nomes e descobri que já existiam empresas registradas com esses nomes.

Então é bem importante, antes mesmo de abrir a empresa, de fazer o contrato social e o registro na junta, que você faça todas essas pesquisas.

4. Evite que o nome da empresa seja o seu próprio nome.

Quando a gente abre uma empresa, deseja que ela seja maior do que nós, que ela seja a nossa marca.

Então quando você coloca o seu próprio nome, sua empresa vai passar por gerações com o seu nome. Creio que uma das poucas pessoas que puderam fazer isso foi Walt Disney. Então evite usar o seu nome. Escolha um nome que você enxerga ter a ver com o negócio, mas que não vai estar sempre a sua cara nesse negócio.

5. Escolha um nome que tenha a ver com o negócio.

Por exemplo, o nome Amazon não tem a ver com o negócio, mas significa algo grande. Então normalmente quando as pessoas abrem, por exemplo, um pet shop, sempre usam a palavra “Pet”; ou, quando é uma academia, usam a palavra é “Gym”.

Então escolha um nome que seja diferente, maior, grande, forte, no sentido do negócio e que tenha algum significado com a empresa que você está abrindo.

Espero que essas dicas te ajudem a escolher o nome da sua empresa!

Para mais conteúdos sobre gestão de negócios e empreendedorismo acesse http://www.youtube.com/universidadedoempreendedor

Comments

comments

0 Comentários desativados em Dicas para escolher um nome inesquecível para o seu negócio 291 28 dezembro, 2019 Como Abrir um Negócio dezembro 28, 2019
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador