Dicas para um Fluxo de Caixa perfeito
Dicas para um Fluxo de Caixa perfeito
Posted by

Dicas para um Fluxo de Caixa perfeito

Fluxo de caixa é um assunto muito importante para você que gerencia o seu negócio. Eu conheço muita gente que administra as finanças do negócio de cabeça e acha que o fluxo de caixa está na cabeça, analisando e monitorando mentalmente as finanças, com as entradas e saídas. Isso acaba deixando alguma coisa passar e acarreta um tombo financeiro.

Nesse artigo, quero te contar quatro coisas que você precisa se atentar. São 4 dicas importantes para você fazer um fluxo de caixa, um monitoramento financeiro do seu controle e da sua gestão de forma perfeita!

1. Categorize tudo

O fluxo de caixa é basicamente um registro das suas entradas e saídas. Tudo que entrou, tudo que saiu; tudo que você gastou e tudo o que você faturou.

Então é importante que você separe em grupos essas contas, tanto de entrada quanto de saída. Por exemplo, a entrada você pode separar por produtos que você vendeu ou por grupo de linha de produtos que você vende.

As despesas você pode separar, por exemplo, em grupo de despesas com marketing, grupo de despesas com funcionários. Então no grupo de funcionários, você pode colocar os salários, benefícios, tudo separado.

É importante que você separe seu fluxo de caixa em grupos nessa descrição para que seu fluxo de entradas e saídas fique bem organizado e para você saber exatamente de onde está vindo e para onde está indo seu dinheiro.

2. Verifique diariamente

Por experiência própria, eu posso dizer que quando você não verifica diariamente ou deixa acumular uma semana, um mês para olhar os seus extratos bancários, pegar aquelas taxas e jogar para o seu fluxo de caixa, você se perde.

Vai ter hora que você vai perceber que não está batendo o saldo do banco com o que você colocou na planilha. Isso realmente acontece. Você precisa reservar um tempo do seu dia para dar atenção para o seu fluxo de caixa.

Então todos os dias você deve olhar os seus extratos bancários, todas as contas, tudo que entrou e saiu e colocar no seu fluxo de caixa. Assim você vai batendo todos os dias e vai saber exatamente de onde está vindo e para onde está indo o seu dinheiro.

3. Pense a curto e longo prazo

O fluxo de caixa é usado também quando você faz o plano de negócio. Você monta um plano com todas as despesas mensais, tudo aquilo que você imagina que vai gastar e faturar mensalmente, formando um ano. Mas você também pode fazer isso para os próximos anos.

É importante que você pense em tudo que você imagina fazer. Por exemplo, quando é que você pretende mudar alguma máquina da sua empresa, fazer uma festa na empresa ou dar algum brinde para funcionários ou para clientes.

Você precisa provisionar essas despesas, assim saberá exatamente qual é o mês em que terá um gasto maior. Ou até mesmo o mês em que você tem uma promoção, por exemplo, o black friday, em que você imagina uma entrada maior e aí também provisionará isso no seu fluxo de caixa.

O fluxo de caixa te dá um panorama de como vai ser a sua vida financeira. Inclusive você pode usar o fluxo de caixa na sua vida pessoal. O mesmo fluxo que eu uso na minha empresa, eu uso no pessoal. Ali eu coloco todos os dias e os meses, tudo que eu pretendo gastar e tudo que está planejado para entrar. Então eu sei exatamente quando é o mês que precisa sobrar um pouco para cobrir alguma coisa em algum mês seguinte.

É importante você ter essa visão do seu negócio para que ele tenha uma vida financeira saudável.

4. Avalie o seu capital de giro

É no fluxo de caixa que você avalia o seu capital de giro.

O que é o capital de giro? Ele é um valor que você precisa ter na sua conta para pagar contas até que você tenha um próximo recebimento. O que sobra na sua conta no final do mês, não é para você colocar no seu bolso e também não é o seu lucro.

O seu lucro você define fazendo um balanço, um demonstrativo de resultados do seu negócio. Isto é outro assunto.

No seu fluxo de caixa, haverá suas entradas, suas saídas e o que sobra precisa cobrir suas despesas, que é esse o capital de giro, formado por essa sobra.

Se, por exemplo, você não receber de cliente nenhum, você continuará a ter conta de luz e funcionários para pagar e é com o capital de giro que você precisa segurar essas contas. Então é necessário sempre ter essa sobra.

Com o fluxo de caixa você vai conseguir olhar para a vida financeira da sua empresa e enxergar também negociações que você precisa fazer, como, por exemplo, com fornecedores.

Vamos supor que você revende produtos. Você compra de seu fornecedor e vende para os seus clientes. Olhando pelo ponto de você comprar à vista do seu fornecedor e vender parcelado, você precisa colocar isso no seu fluxo de caixa, porque você vai precisar de um dinheiro para pagar o seu fornecedor e vai precisar provisionar o que está para entrar.

O que acontece é que muita gente faz isso de cabeça e acaba se perdendo. Eu já conheci uma empresa que quebrou por causa disso, o que poderia ter sido evitado basicamente planejando isso em um fluxo de caixa muito bem feito, analisando o quanto se tinha de ganho, quando isso entraria e quando ia sair.

Quando você não faz isso muito bem feito, você pode ter, sim, um problema sério financeiro. O fluxo de caixa é um assunto muito simples, mas muita gente deixa isso para lá porque realmente acha que tem de cabeça o quanto entra e o quanto sai.

Mas quando você coloca isso e você enxerga esses números no papel, numa planilha ou em um sistema, você vai ver o quanto isso facilita sua vida, faz você enxergar o seu negócio e fazer as negociações, as alterações necessárias para ter uma vida financeira saudável.

Espero que essas dicas te ajudem a fazer um fluxo de caixa perfeito para o seu negócio!

Para mais conteúdos sobre gestão de negócios e empreendedorismo acesse http://www.youtube.com/universidadedoempreendedor

Comments

comments

0 Comentários desativados em Dicas para um Fluxo de Caixa perfeito 91 28 dezembro, 2019 Financeiro e Contabilidade dezembro 28, 2019
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador