Empreender sem dinheiro
Empreender sem dinheiro
Posted by

Empreender sem dinheiro

A pergunta de um milhão de dólares: como empreender sem dinheiro?

Empreender com dinheiro já é difícil, empreender sem dinheiro é mais difícil ainda. Você passa dificuldade na empresa e em casa. É uma dureza!

Mas é possível e é por isso que vou passar algumas dicas de como você pode empreender sem dinheiro.

Mas eu também preciso te contar uma má notícia: existe estatística informando que 35% das empresas que iniciam sem investimento morrem.

Mas estou aqui, prova viva, de que, mesmo com perrengue, a gente consegue seguir em frente. Então eu vou te contar algumas coisas que você pode fazer nesse início sem dinheiro.

Lembrando que, quando eu falo sem dinheiro, é sem um investimento ideal. Mas algum dinheiro, sim, você vai precisar e eu vou te contar nessas dicas.

1. Faça algo que você saiba muito bem

O ideal é que você comece com alguma coisa que você saiba muito bem para que você não tenha o gasto com um profissional para executar a atividade fim do seu negócio.

Por exemplo, se você quer abrir um restaurante, o ideal é que você faça a comida, que você saiba cozinhar. Se você quer abrir um pet shop, o ideal é que você saiba dar banho e tosar os cachorros. Dessa forma, você economiza com o pagamento de um profissional para isso.

Se você for trabalhar em casa, então, mais fácil ainda. Busque alguma coisa que você saiba muito bem e você não precisará contratar alguém para fazer.

2. Evite os gastos desnecessários

Se você vai trabalhar em casa ou no escritório e necessite de um computador ou de uma poltrona, estes não precisam ser de última geração. Você pode trabalhar com alguma coisa mais simples.

É desnecessário gastar com algo muito caro, pois é um dinheiro que você pode investir em outra coisa que vai te trazer algum resultado maior. Então evite os gastos desnecessários.

3. Opte por home office ou coworking

Iniciar o seu negócio em um ambiente de home office ou um coworking é melhor do que alugar um lugar, seja um escritório ou outro local físico.

Vou contar minha experiência. No meu primeiro negócio, em 2002, eu e meus sócios alugamos um escritório. Fizemos pintura, compramos móveis e contratamos secretária. Não tínhamos faturado nada ainda, havia apenas projeção. Conseguimos sobreviver ali por dois, três meses, mas depois precisamos nos mudar para a empresa de um dos sócios. Era uma academia e conseguimos montar um escritório no mezanino.

Por quê? Porque inicialmente você já “entrar no jogo perdendo” é complicado. Você já iniciar a empresa com aluguel, condomínio e uma série de contas é difícil. Então, nesse início, é necessário economizar o máximo.

Esse exemplo foi um erro meu e dos sócios, pois decidimos que tudo deveria ser visualmente bonito. Entretanto, nunca recebemos uma visita de cliente naquele escritório e percebemos que o nosso caixa também não segurava isso. Essa é uma dica de ouro!

4. Opte pelo marketing digital

Nesse início, você precisa ir atrás de clientes, de prospectar. E prospectar onde? Hoje em dia o marketing digital é uma opção mais barata.

Ressalto, mais uma vez, que quando digo que você vai empreender sem dinheiro, não é 100% sem dinheiro. Algum investimento será necessário.

Você precisará de um site, de um e-mail e hospedagem o site. São ferramentas necessárias para você encontrar as pessoas e como elas chegarem até você.

Será necessário montar redes sociais, entrar em grupos ou começar um networking. Ou seja, um mínimo de estrutura para começar a aparecer.

O mundo digital, como as redes sociais, sites blogs, etc., é uma forma mais barata de você começar. Mesmo que você não tenha um capital para fazer anúncio em Facebook ou Google, será uma forma mais em conta para você começar.

5. Apresente sua ideia com confiança para investidores

Essa dica nem é de ouro, mas sim de diamante! Para empreender, é necessário ter muita coragem, confiança e acreditar muito na sua ideia. Quando a gente está sem dinheiro, isto precisa ser um milhão de vezes maior!

Quando você quer empreender e acredita muito na sua ideia e tem muita convicção no plano de negócios que você fez, uma possibilidade é você sugerir a amigos, a alguém que você conhece e, às vezes, até a alguém que já tenha empresa, que invista no seu negócio, na sua ideia.

Quando você acredita, sabe que vai dar certo e tem essa convicção, você passa isso para o possível investidor. Desse modo, ele terá mais confiança em investir em você e no seu projeto.

E mesmo que você não ofereça para ninguém, não encontre um investidor ou não consiga empréstimo no começo da empresa – o que realmente é difícil no início – a sua convicção na ideia, no seu projeto, na sua organização, na sua disciplina, vai atrairá clientes para o seu negócio. Por isso que esta é uma dica muito importante, principalmente para você que vai começar sem dinheiro ou que tem um negócio que está passando por uma fase difícil, infelizmente.

Você pode aplicar essas dicas e espero que este artigo te anime a abrir um negócio, mesmo que seja sem muito dinheiro para investir.

Para mais conteúdos sobre gestão de negócios e empreendedorismo acesse http://www.youtube.com/universidadedoempreendedor

Comments

comments

0 Comentários desativados em Empreender sem dinheiro 110 28 dezembro, 2019 Aprendendo a Empreender dezembro 28, 2019
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador