Qual a diferença entre ser Empresário, Empreendedor e Administrador?
Qual a diferença entre ser Empresário, Empreendedor e Administrador?
Posted by

Qual a diferença entre ser Empresário, Empreendedor e Administrador?

Empreendedorismo: você sabe realmente o que significa essa palavra? Atualmente tem se falado que a expressão “empreendedorismo”, “ser empreendedor” está na moda.

Mas qual será, realmente, a diferença entre ser empreendedor, ser empresário e ser administrador do seu negócio?

A minha formação é administração de empresas. Inclusive eu passo por aquela situação – que muitos de vocês com certeza passam – de na hora de preencher um cadastro colocar empresário, ou administrador, ou empreendedor, porque muita gente se intitula empreendedor.

Existe um significado para cada uma dessas palavras e cada uma dessas pessoas não necessariamente é uma única pessoa.

Nesse artigo vamos trabalhar os conceitos dessas três palavras que tanto rodeiam o nosso dia a dia.

1) Administrador

O administrador é aquele que administra o negócio. Não necessariamente é o empresário, nem o empreendedor. O administrador é aquele que, dentre outras atividades, faz o plano de negócios, contrata equipe e cuida do financeiro. Essa pessoa pode ser alguém contratado pelo empresário ou pelo empreendedor e não necessariamente ser um empresário e um empreendedor.

2)Empreendedor

O empreendedor, quem pratica o empreendedorismo, é o dono da ideia: é quem teve a ideia, aquele que está pensando na realização e na solução de um problema. O empreendedor é geralmente aquela pessoa super criativa, que tem inúmeras ideias e quer realizar todas elas. Quando se fala: “aquela pessoa é muito empreendedora”, significa que ela tem ideias, identifica problemas e os resolve por meio dessas ideias que teve. Não necessariamente é o dono da empresa e não necessariamente administra o negócio.

3) Empresário

O empresário, sim, é o dono. É quem tem o nome no contrato social. Ele não necessariamente é um empreendedor, pois nem sempre ele é o dono da ideia. O empresário, por exemplo, pode ser um investidor, não sendo o dono da ideia. E, sendo só investidor, também não administra o negócio.

Importante entender esses conceitos, pois muitas vezes se vê no nosso mercado, no Brasil, o empreendedor sendo tudo ao mesmo tempo: ele é o dono da ideia, ele é o dono da empresa e ele administra. Mas muitas vezes não é assim e quer dizer que todo empreendedor é empresário.

Como o nosso site é de administração para empreendedores, vamos falar muito sobre essas três palavras, por isso é importante conhecer bem essas definições!

Para mais conteúdos sobre gestão de negócios e empreendedorismo acesse http://www.youtube.com/universidadedoempreendedor

Comments

comments

0 Comentários desativados em Qual a diferença entre ser Empresário, Empreendedor e Administrador? 135 27 dezembro, 2019 Aprendendo a Empreender dezembro 27, 2019
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador